Saque do FGTS por idade pode ter mudanças importantes em breve

Hoje, uma das opções de saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é liberada quando o trabalhador atinge a idade mínima de 70 anos. Porém, com essa idade muitos já deixaram de trabalhar formalmente, por isso há uma proposta para diminuir esse limite. 

fgts
Saque do FGTS por idade pode ter mudanças importantes em breve
(Foto: Montagem/FDR)

O saque do FGTS por idade não é aplicado ao trabalhador aposentado que volta a trabalhar. Neste caso, mensalmente o valor que é depositado pela empresa pode ser recebido pelo trabalhador, porque ele já não tem os mesmos objetivos de um Fundo de Garantia. 

Por isso, o saque por idade é uma opção para quem está trabalhando já há algum tempo e não recebeu o benefício que ficou armazenado na conta do FGTS. Logo, ao completar 70 anos pode finalmente acessar a quantia e usufruir como desejar. 

Projeto de lei quer mudar saque do FGTS por idade

O Projeto de Lei 2177/24, apresentado pelo deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), propõe a redução da idade mínima para o saque do FGTS de 70 para 60 anos. A diminuição de dez anos pode beneficiar centenas de cidadãos. 

Para o autor do projeto, deputado Rubens Pereira Júnior, liberar o dinheiro quando o trabalhador completar 60 anos é uma forma de ajuda-lo ao chegar na melhor idade. No Brasil, quem tem acima de 60 anos passa a ser considerado como pessoa idosa. 

No texto, o Projeto de Lei 2177/24 propõe a seguinte alteração na atual Lei do FGTS:

Como sacar o FGTS por idade hoje 

Atualmente, ao completar 70 anos o trabalhador pode pedir o saque do FGTS no App ou direto na Caixa Econômica. 

 

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile