Quem trabalhar no feriado de 12 de outubro vai ganhar em dobro? Descubra o que diz a CLT

Neste sábado, 12 de outubro, acontece o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. Ocasião em que comemora o dia da santa padroeira do Brasil. Embora o estado seja laico, há no calendário comemorações religiosas e que devem ser respeitadas em todo país. 

trabalho no feriado
Quem trabalhar no feriado de 12 de outubro vai ganhar em dobro? Descubra o que diz a CLT
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Trabalhar no feriado é sempre uma situação que pode gerar desconforto entre patrão e emprego. Mas, quando o feriado nacional caí em um sábado, como é o caso de 12 de outubro de 2024, as discussões são diferentes, já que muitos não trabalham em finais de semana. 

Normalmente, esse assunto passa a ser uma questão para quem é funcionário em empresas de serviços essenciais, como: supermercados, postos de combustível, hospitais, farmácias ou clínicas veterinárias. Ou ainda, de setores como bares, restaurantes, eventos e comércio. 

Para esses grupos o trabalho aos sábados é comum, porque eles funcionam todos os dias de semana. O que muda, porém, é o quanto o funcionário pode receber porque especificamente neste sábado, 12 de outubro, é feriado nacional. 

Quem trabalhar no dia 12 de outubro vai ganhar mais?

Na verdade, a CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas) dá duas opções para o empregador que precisa de funcionários trabalhando em um feriado nacional. 

A melhor decisão deve ser discutida com o próprio empregador. O que não pode é alterar a quantidade de horas semanais previstas no contrato de trabalho porque o feriado caiu no sábado.

Próximos feriados nacionais

Neste segundo semestre do ano os próximos feriados nacionais que renderão folga durante a semana estão marcados para novembro. 

A única forma de driblar esse calendário é se houver feriado estadadual ou municipal. 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile