Quem criou o horário de verão e por que ele havia sido extinto?

O horário de verão não é adotado no Brasil desde 2019, quando o então presidente Jair Bolsonaro revogou o seu uso no país. Antes disso acontecer, o sistema era usado no país há anos. Conheça melhor esse sistema que pode voltar a ser usado neste ano.

Quem criou o horário de verão e por que ele havia sido extinto?
 (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

No verão os dias costumam ser mais longos, o que significa um maior tempo de luz solar. É exatamente a partir desse princípio que o horário de verão foi criado, possibilitar um maior aproveitamento da luz do dia. Consequentemente uma redução no consumo de energia.

Enquanto o governo ainda não decidiu se vai retomar esse sistema, você conhece um pouco mais sobre ele agora, no FDR.

No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França, explica quando os relógios podem mudar:

Quem criou o horário de verão?

Não se sabe exatamente quem criou o Horário de Verão, mas a ideia partiu de dois nomes: George Hudson, em 1895, e William Willett, em 1907.

Esse sistema foi implementado no Brasil pelo presidente Getúlio Vargas, através do Decreto nº 20.466, de 1 de outubro de 1931. Entre 3 de outubro de 1931 e 31 de março de 1932 aconteceu o primeiro Horário de Verão, que era então chamado de hora de economia de luz no verão. 

Por que o Horário de Verão está suspenso?

Esse sistema foi criado com uma função principal, possibilitar uma economia no consumo de energia elétrica. Essa redução é possível através de um maior aproveitamento da luz natural, por isso os relógios eram adiantados.

No entanto, em 2019 alguns estudos do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) apontaram que a população passou por uma mudança nos hábitos de consumo de energia, onde o maior consumo passou a ser à tarde e não mais à noite.

A partir disso o sistema deixou de produzir resultados, afinal, o consumo de energia elétrica à noite já havia reduzido, por isso o horário de verão foi revogado.

Quem criou o horário de verão e por que ele havia sido extinto?
 (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Se voltar, quando o horário de verão vai começar?

O governo ainda não tomou uma decisão sobre a volta desse sistema, mas ela pode acontecer em breve. Isso porque, tradicionalmente os relógios eram adiantados no primeiro domingo de novembro.

Se for realmente retomado e mantida essa regra, o Horário de Verão começaria no dia 2 de novembro.  Também por tradição ele se estendida até o terceiro domingo do mês de fevereiro.
É sempre bom lembrar que ainda não há uma definição sobre o retorno desse sistema.

O Horário de Verão é válido para todo o país?

Ao longo do tempo percebeu-se que o Horário de Verão era mais eficaz nos estados mais distantes da Linha do Equador. Isso acontece porque nessas localidades existe uma diferença maior entre a luminosidade do dia entre o Verão e o Inverno.

Por exemplo, nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, os dias de verão são mais longos que no Norte e Nordeste.

Isso significava que as empresas poderiam ser estimuladas a mudarem seus horários possibilitando que os funcionários encerrassem o expediente com maior tempo de luz do dia.

Por outro lado, o horário de verão nos estados do Norte e Nordeste não gerou grandes impactos na redução do consumo. Por isso ele acabou sendo abandonado nestas regiões.

Caso retorne, o Horário de Verão deve impactar significativamente a vida dos cidadãos. De acordo com a especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, os horários dos bancos, por exemplo, serão modificados.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.