Corte no Bolsa Família: aprenda a consultar se continua recebendo benefício em outubro

Embora o maior pente-fino no Bolsa Família tenha acontecido em 2023, o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) admitiu que continua fazendo a averiguação de dados. Isso significa que todos os meses grupos têm seu auxílio bloqueado devido a alguma irregularidade. 

O bloqueio é a primeira ação do governo para que o titular saiba que tem algo de errado no seu cadastro. É dado um prazo, normalmente de até 60 dias, para que o cidadão procure uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para reaver seu benefício. 

Depois de atualizar os dados do Cadastro Único, e mostrar que realmente tem direito ao Bolsa Família, o governo refaz a análise e libera o dinheiro novamente. Inclusive, paga a quantia que ficou bloqueada. 

Em setembro foram 20,7 milhões de famílias recebendo o auxílio, os dados de outubro ainda não foram divulgados. Mas, a cada mês o governo federal aceita novos grupos e corta outros, essa é uma prática normal. Para saber se está na lista dos cancelados é preciso fazer a consulta. 

O que pode cortar o Bolsa Família?

Todos os meses é feito o cruzamento de dados entre o Cadastro Único e as outras bases do governo. Caso sejam encontradas divergências em informações, ou descumprimento das regras de condicionalidades, o Bolsa Família será cortado

Primeiro, o auxílio é bloqueado, caso o titular não consiga comprovar que atende as regras de acesso ao programa a família perde o benefício definitivamente. 

São condicionalidades do programa, ou seja, condições para se manter ativo, os seguintes critérios:

Pela Regra de Proteção, mesmo que a renda da família fique acima de R$ 218 por pessoa no mês eles podem ser mantidos no programa por dois anos. Para isso, o seu benefício é cortado em 50%. 

Como consultar o pagamento do Bolsa Família?

Para verificar se foi mantido o seu cadastro no pagamento do Bolsa Família de outubro, basta que o titular use os canais remotos do governo:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile