Porto Alegre abre inscrições para conseguir isenção do IPTU 2025

A Prefeitura de Porto Alegre já abriu o período de inscrições para que os moradores solicitem a isenção do IPTU 2025 (Imposto Predial e Territorial Urbano). Neste ano, foram inclusos os proprietários de imóveis que foi atingidos pelas fortes enchentes do mês de maio. 

iptu
Porto Alegre abre inscrições para conseguir isenção do IPTU 2025
(Foto: Gerada por I.A/FDR)

Em maio deste ano aconteceu a maior tragédia natural da história do Rio Grande do Sul. Um período de intensas chuvas acabou alagando e atingindo mais de 400 municípios do estado, entre eles, a capital Porto Alegre. 

Ciente de que muitas pessoas ficaram com seu imóvel impróprio para uso, ou ainda estão tendo voltar a usar a sua propriedade, a prefeitura decidiu conceder a isenção do IPTU 2025 para alguns desses contribuintes. 

O imposto é cobrado sobre todos os imóveis localizados na área urbana, o que incluí casa, comércios, prédios e até mesmo terrenos sem construção. 

Quem pode conseguir a isenção do IPTU 2025 em Porto Alegre?

A prefeitura de Porto Alegre criou uma lei, após a tragédia climática, em que altera as formas de cobrança e de isenção do IPTU 2025. 

Para conseguir ter isenção total do valor do imposto é preciso residir em uma área que foi tomada por enchentes. Foi criado um mapa que sinaliza quais são essas áreas, é possível consulta-lo por aqui

De acordo com esse mapa, ao todo 25 mil famílias foram diretamente atingidas pela enchente.

O que mudou na cobrança do IPTU de Porto Alegre

A nova legislação que começou a valer ainda neste ano mudou a cobrança do IPTU, trazendo medidas como:

Como pedir a isenção do IPTU 2025 em Porto Alegre

Os contribuintes têm até 31 de outubro para solicitar a isenção do IPTU 2025. Será preciso fazer o pedido no site da prefeitura de Porto Alegre, informando o número de inscrição do imóvel, o CPF ou CNPJ do proprietário. 

 

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile