FIM do bloqueio do FGTS é comentado pelo governo e trabalhadores celebram mudança

O Governo Federal surpreendeu os brasileiros ao decretar o fim do bloqueio do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS: agora, os trabalhadores com carteira assinada que aderiram a modalidade de saque-aniversário não precisam mais esperar para acessar o valor total do fundo. 

FIM do bloqueio do FGTS é comentado pelo governo e trabalhadores celebram mudança
Imagem: FDR

 

Antes da medida do governo, os funcionários precisavam esperar dois anos após a adesão ao programa para a liberação do saldo do FGTS, na modalidade saque-aniversário. Agora, não é mais necessário esperar todo esse tempo para sacar o abono.

A especialista Laura Alvarenga comenta sobre o fundo, confira.

Entenda as mudanças do FGTS

  • O trabalhador de carteira assinada e inscrito no FGTS não precisa mais esperar dois anos após a adesão do programa para sacar o abono;

  • Agora, eles têm uma maior liberdade e flexibilidade para acessar o saldo em qualquer momento;

  • A solicitação pode ser feita diretamente pelo aplicativo do FGTS até o último dia do mês do aniversário do funcionário;

  • Isso garante que ele possa retirar o valor no mesmo ano do pedido;

  • Em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador também não precisará mais aguardar para sacar o saldo da conta.

Quem pode receber o saque-aniversário do FGTS e como se cadastrar?

O benefício é um direito de todos os trabalhadores com carteira assinada com saldo na conta do FGTS. Veja como ter acesso ao valor:

  • Acesse o aplicativo do FGTS;

  • Escolha a opção “saque-aniversário”;

  • A solicitação pode ser feita até o último dia do mês de nascimento da pessoa para que o saque fique disponível no mesmo ano;

  • Para aderir a modalidade do Fundo é muito fácil. O trabalhador só precisa acessar o aplicativo, fazer o login da Caixa e escolher a funcionalidade. 

Fim do Saque-Aniversário do FGTS 

Os trabalhadores do regime CLT já devem se preparar para uma possível mudança que impactará diretamente no bolso: o presidente Lula poderá decretar o fim da modalidade de saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O projeto será encaminhado para o Congresso Nacional em novembro, após o período de eleições. 

O saque-aniversário é uma modalidade em que o funcionário pode sacar parcialmente o valor que possui no fundo uma vez no ano (no mês do seu aniversário). O saque-aniversário pelo FGTS permite o recebimento anual de até 40% do Fundo de Garantia. 

 

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).