Detran emite alerta para CPFs com final de 0 a 9 sobre novo golpe envolvendo motoristas

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) alertou sobre um novo golpe envolvendo motoristas, que tem preocupado autoridades e profissionais do setor. A prática envolve criminosos que se passam por funcionários do Detran, utilizando ligações telefônicas para extorquir empresas e motoristas, ameaçando bloquear cadastros caso não efetuem um pagamento.

Detran emite alerta para CPFs com final de 0 a 9 sobre novo golpe envolvendo motoristas. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Esse golpe envolvendo motoristas tem afetado tanto credenciados quanto empresas ligadas ao Detran-SP. Os golpistas exigem valores indevidos, alegando irregularidades, mas o órgão ressalta que não realiza cobranças ou ameaças por telefone.

Em meio à sua transformação digital, o Detran-SP reforça a importância de conscientizar a população sobre esses golpes. O foco é modernizar os serviços, ao mesmo tempo em que se garante a segurança e a proteção dos motoristas contra fraudes.

Como agir diante do golpe envolvendo motoristas?

Diante de um golpe envolvendo motoristas, em que criminosos fazem falsas cobranças em nome do Detran-SP, é essencial que as pessoas fiquem atentas e não realizem pagamentos antes de confirmar a autenticidade da solicitação. Essas ligações fraudulentas podem causar prejuízos financeiros se não forem identificadas a tempo.

Quem for alvo de um golpe envolvendo motoristas pode denunciar o caso por meio do Fala SP, plataforma oficial do governo paulista. A ferramenta permite que os cidadãos registrem as tentativas de fraude de forma simples.

Ao acessar o Fala SP, basta clicar na opção “Denúncia” e selecionar o Detran-SP para relatar o ocorrido, contribuindo para a investigação e combate a esses crimes.

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile