Os candidatos já estão sendo convocados para a prova de títulos do CNU e devem ficar de olho, porque o prazo para envio da documentação é curto. Etapa pode ser grande diferencial na nota final dos participantes da seleção. Veja algumas informações importantes.
O Ministério da Gestão e Inovação em Concursos Públicos, MGI, divulgou o resultado das provas do Concurso Nacional Unificado. Junto a ele também começaram as convocações para a prova de títulos do CNU. Esta etapa vai até a próxima quinta-feira, 10.
Assista ao vídeo do colunista do FDR, Ariel França, para conferir mais informações sobre outro importante concurso, o dos Correios:
Prova de títulos do CNU
Essa etapa pode melhorar a nota dos candidatos, mas não é eliminatória. Nem todos farão essa etapa, por outro lado, com as recentes mudanças é interessante conferir se foi convocado.
Isso porque, todos os candidatos inscritos no Bloco 8 – Nível Intermediário terão que fazer a prova de títulos, anteriormente o cargo de Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE não previa essa etapa.
Mudanças na prova de títulos do CNU
- Apenas documentos originais ou autenticados em cartório serão aceitos como comprovantes;
- Todos os documentos devem estar em formatos PDF, JPEG e JPG, no tamanho máximo de 2MB;
- Documentos ilegíveis ou enviados em outros formatos não serão aceitos.
- Agora os documentos de comprovação de escolaridade não serão considerados na avaliação de títulos, servirão apenas como comprovação dos requisitos básicos para o cargo desejado;
- Apenas os certificados de cursos de especialização (lato sensu) que apresentarem carga horária acima de 360 horas e tiverem registro autêntico serão aceitos.
Outra mudança feita pela Fundação Cesgranrio, banca organizadora, foi na concorrência, que foi atualizada após os dados reais das provas serem levantados.
Comprovação de produção científica
O CNU conta com dois métodos tipos de títulos, os acadêmicos, que são voltados à comprovação de escolaridade; e os profissionais, voltados à comprovação da experiência no mercado de trabalho.
Em alguns cargos pode ser necessário fazer a comprovação de produção científica, nesse caso os candidatos devem enviar:
- Certificados de participação em palestras ou instruções em cursos, seminários e outros eventos
- Artigos publicados em revistas/periódicos
- Livros publicados
- Capítulos de livro publicados
- Relatórios técnicos, de pesquisa ou de extensão universitária, monografia, dissertação de mestrado ou tese de doutorado
- Orientação, coorientação ou preceptoria de especialização, mestrado, doutorado, estágio, residência e bolsa acadêmica
- Organização de shows, exposições audiovisuais, feiras, eventos culturais
Comprovação de experiência profissional no CNU
Um dos pontos diferentes desta seleção é que serão aceitas comprovações de trabalho em empresas privadas, para isso os candidatos precisam apresentar os seguintes documentos:
- Carteira de trabalho e Previdência Social com a folha de identificação
- Contrato de trabalho (com datas de admissão e saída) e folhas de alterações (se houver)
- Declaração do empregador, datada e assinada por autoridade competente da empresa, informando a espécie do serviço realizado
- Comprovante de conclusão de nível superior
Comprovação de ocupação de cargo público
Todos os candidatos que já ocuparam algum cargo público terão que comprovar essa ocupação, o que poderá ser feito através dos seguintes documentos:
- Termo de posse, termo de exercício ou CTS (Certidão de Tempo de Serviço), datada e assinada por autoridade competente da instituição
- Declaração da instituição, datada e assinada por autoridade competente do órgão, informando a espécie do serviço realizado
- Comprovante de conclusão de nível superior
Como enviar os documentos da prova de títulos do CNU?
Para descobrir se você foi convocado para a prova, acesse a seção “Situação do cargo” no extrato do resultado disponível na área do candidato do site .