BPC suspenso? Veja os motivos que podem cancelar o seu pagamento mensal

Benefício de Prestação Continuada, BPC, é pago aos idosos com mais de 65 anos e às pessoas com deficiência. Para receber não é ter feito contribuição ao INSS, por outro lado, o descumprimento de regras importantes pode gerar o seu cancelamento.

O BPC não é uma aposentadoria, isso significa que suas regras são diferentes e precisam ser observadas com atenção. A principal delas é que o benefício é assistencial e voltado às pessoas em vulnerabilidade social. Por isso não é necessário ter feito contribuição ao INSS para recebê-lo.

Atualmente o BPC tem o valor de R$ 1.412, um salário mínimo. Seus beneficiários não recebem 13º salário, nem deixam pensão por morte.

 Motivos que geram o bloqueio do BPC

BPC suspenso? Veja os motivos que podem cancelar o seu pagamento mensal
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Os principais motivos que podem resultar em bloqueio do Benefício de Prestação Continuada são:

No caso desta última regra, as pessoas com deficiência que fizerem parte de programas de aprendizagem poderão receber o BPC juntamente com a bolsa do trabalho por até 2 anos.

O que fazer se o benefício for bloqueado?

Após o bloqueio o titular do BPC tem até 30 dias para entrar em contato com o INSS através da Central 135. Durante a ligação o motivo do bloqueio será informado.

Após esse prazo de um mês, caso o beneficiário não entre em contato com o Instituto Nacional do Seguro Social, o BPC é suspenso.

A especialista Lila Cunha, colunista do FDR, traz uma boa notícia para os titulares do BPC, confira.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile