13º do INSS antecipado: alívio financeiro para aposentados em 2024

O 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um direito de todo segurado que seja aposentado, pensionista ou que tenha tido acesso a um benefício nos últimos 12 meses antes do pagamento. Para 2024, a antecipação fez a economia do país girar. 

Tudo porque, neste ano as duas parcelas do 13º já foram pagas. Devido a pandemia de Covid-19, desde 2020 o governo federal tem antecipado o décimo terceiro para esse público. O objetivo é conseguir movimentar a economia, oferecendo um dinheiro já planejado. 

Diante do adiantamento, muitos que não se planejaram acabam ficando sem saldo nenhum no final do ano. Já que as duas parcelas foram depositadas ainda no primeiro semestre, e que diante disso o INSS fica sem saldo para o pagamento de um novo abono. 

Quando foi antecipado o 13º salário do INSS em 2024?

Os prazos de pagamento do abono para os aposentados são diferentes daqueles que trabalham com carteira assinada. O 13º salário do INSS já foi pago em 2024.

Pelo menos 33,7 milhões de pessoas receberam o benefício na conta no primeiro semestre. O valor variava dependendo do salário do segurado, mas podia chegar a 100% do que ele recebe todo mês. 

O que chamou atenção neste ano foi a mudança no calendário de antecipação. Até 2023 os valores eram pagos em maio e em junho, mas em 2024 o INSS junto com o Ministério da Previdência Social decidiram liberar a quantia em:

  • 1ª parcela: junto com o calendário de pagamentos de abril;
  • 2ª parcela: junto com o calendário de pagamentos de maio.
13º do inss
13º do INSS antecipado: alívio financeiro para aposentados em 2024
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Como receber o 13º salário do INSS no final de 2024?

A única forma de conseguir receber o 13º salário do INSS em 2024, mesmo o benefício já tendo sido pago pelo Instituto, é tentando a antecipação. 

Neste caso, o banco vai simular o quanto o cidadão deve receber de décimo terceiro em 2025, e a partir dessa informação vai liberar um valor similar, mas com redução de juros. 

Funciona como um tipo de empréstimo, em que a liberação só é feita para quem tem a garantia de que vai ser beneficiado pelo 13º. Quando o INSS fizer o pagamento, o que deve acontecer entre abril e maio de 2025, o banco recebe a quantia no lugar do cidadão

 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com