Sonho realizado: veja como se aposentar pelo INSS o quanto antes

A aposentadoria é um momento muito esperado na vida de qualquer trabalhador. A possibilidade de se dedicar a outras atividades, viajar e aproveitar mais tempo com a família é um sonho para muitos. Mas, afinal, como se aposentar pelo INSS o quanto antes? 

A idade mínima para se aposentar pelo INSS varia de acordo com a regra escolhida e o gênero. As regras atuais exigem que mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos, e pelo menos 15 anos de contribuição. Para homens, são 65 anos de idade e 20 de contribuição.  É importante ressaltar que a idade mínima para se aposentar é progressiva e sobe seis meses anualmente.

Entenda mais sobre a aposentadoria neste conteúdo da especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR.

Sonho realizado: veja como se aposentar pelo INSS o
quanto antes. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Fórmula 86/96

Para facilitar ainda mais o acesso à aposentadoria, o governo adotou a chamada fórmula 86/96. Essa nova regra simplifica o cálculo e permite que os trabalhadores se aposentem ao atingirem um determinado número de pontos, obtidos pela soma da idade com o tempo de contribuição.

Quais os tipos de aposentadoria?

Existem diversos tipos de aposentadoria pelo INSS, cada um com suas próprias regras e requisitos. Os principais são:

Como aumentar as chances de se aposentar mais cedo?

Como solicitar a aposentadoria?

Para iniciar o processo, é necessário reunir documentos como RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, além de outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria solicitada.

Após reunir a documentação, o trabalhador pode entrar em contato com o INSS através do site ou do aplicativo ‘Meu INSS‘ para fazer a solicitação de aposentadoria.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile