Relembre a carreira de Willians, o jogador “mais violento do Brasil”

Relembre como foi a carreira de Willians Domingos Fernandes, mais conhecido como Willians, volante que já foi eleito o “jogador mais violento do Brasil” no passado. O futebol nacional carrega vários personagens memoráveis que marcaram várias gerações de torcedores. Com partidas históricas sendo protagonizadas, mas também com personalidades que chamam a atenção e fazem com que o público fique cada vez mais interessado no esporte. 

Imagem de Stefan Schweihofer por Pixabay

Como o esporte mais querido do país, inclusive, o futebol traz consigo uma mágica de muita visibilidade em cima de uma grande quantidade de times e de jogadores. Um nome que se destacou bastante enquanto atuava em alguns gigantes do futebol brasileiro, algum tempo atrás, inclusive, tem uma peculiaridade um pouco negativa, mas que também faz parte de todo esse folclore nacional. 

Trata-se de Williams, que foi campeão brasileiro com o Flamengo, em 2009, mas, além disso, também defendeu outras equipes de grande destaque, como Santos, Internacional, Cruzeiro e Corinthians durante a carreira, se destacando por sua “entrega” em campo, muitas vezes às custas dos seus adversários. 

Relembre a carreira de Willians

Apesar de ter começado a carreira atuando nas categorias de base do Santos, no litoral de São Paulo, foi no interior que o jogador entrou no cenário profissional, com a camisa do Santo André. Depois de surgir com grande destaque e ajudar o clube a subir para a Série A, Willians se transferiu para o Flamengo, onde, em 2009, conquistaria um dos grandes títulos de sua carreira. Na ocasião, o então meio-campista foi peça relevante no elenco do Mengão que conseguiu dar a volta por cima no Campeonato Brasileiro e terminar o ano com a taça da competição. 

O destaque com a camisa rubro-negra foi tanto que o pitbull conseguiu se transferir para o futebol italiano, onde defendeu a Udinese. No entanto, depois de uma experiência de seis meses na Europa, ele voltou ao Brasil e foi defender o Internacional, com a missão de substituir o argentino Guiñazú, chegando ‘pronto para morder’, segundo o próprio. Na passagem, foi titular absoluto de Dunga mesmo após lesão. 

Vale lembrar, inclusive, que o jogador, enquanto estava atuando com a camisa do Clube do Povo, foi eleito, em uma votação, como o mais violento de todo o país da temporada. A pesquisa foi feita pelo portal UOL Esporte em dezembro de 2014, tendo Willians como o grande “premiado” na ocasião. 

É importante destacar, inclusive, que depois das duas temporadas defendendo o Inter e com o título de mais violento do país, Willians ainda rumou para defender outros dois gigantes na sequência. Em 2015, por exemplo, atuou com a camisa do Cruzeiro, participando de 41 partidas naquela temporada. No ano seguinte, foi para o Corinthians, mas, em Itaquera, não conseguiu tanto espaço. Mesmo chegando com a camisa 5 de Ralf, o atleta fez apenas 19 partidas. 

Durante a sua trajetória profissional, o jogador foi campeão em várias equipes, acumulando algumas conquistas estaduais e também de nível nacional, se destacando como um dos melhores volantes daquele período no futebol brasileiro. Confira os títulos de Willians na carreira:

Confira as premiações individuais recebidas por ele:

 

YouTube video player
Sair da versão mobile