Quando será pago o 13º salário do INSS em 2024? Descubra prazos para receber

Com a proximidade do final de ano, muitas pessoas ficam ansiosas com a possibilidade de receber o 13º salário. Para os aposentados, pensionistas e segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) as regras são um pouco diferentes, e requer atenção nesse sentido.

Isso porque, o benefício que também é conhecido como abono natalino tem um prazo diferente para ser pago no INSS. Desde 2020, com a pandemia de Covid-19, o governo federal tem antecipado o décimo terceiro para esse público, a fim de movimentar a economia do país.

O poder público chegou a cogitar a possibilidade de liberar um abono extra no final do ano, como uma compensação pelo adiantamento, o que seria chamado de 14º salário. No entanto, devido a falta de recursos, essa ideia não deu certo e não avançou.

Quando será pago o 13º salário do INSS em 2024?

Na verdade, o 13º salário do INSS já foi pago em 2024. Pelo menos 33,7 milhões de pessoas receberam o benefício na conta neste ano. O valor variava dependendo do salário previdenciário do segurado, mas podia chegar a 100% do que ele recebe todo mês.

O que chamou atenção neste ano foi a mudança no calendário de antecipação. Até 2023 os valores eram pagos em maio e em junho, mas em 2024 o INSS junto com o Ministério da Previdência Social decidiram liberar a quantia em:

  • 1ª parcela: junto com o calendário de pagamentos de abril;
  • 2ª parcela: junto com o calendário de pagamentos de maio.

Os prazos são diferentes daqueles que trabalham com carteira assinada, e que por isso terão acesso ao benefício no final do ano, entre novembro e dezembro.

inss
Quando será pago de 13º salário do INSS em 2024? Descubra prazos para receber
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Quem recebeu o 13º salário do INSS na conta?

Não são todas as pessoas que recebem benefícios vindos do INSS que têm acesso ao 13º salário. A regra sobre o pagamento foi determinada por lei.

Diante disso, somente podem receber a quantia em conta quem:

  • Recebeu algum benefício do INSS nos 12 meses anteriores ao pagamento do 13º salário;
  • É aposentado, pensionista, ou tem acesso a algum auxílio temporário (ex.: auxílio-doença ou salário maternidade).

Quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada) não pode receber o décimo terceiro salário.

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com