O processo de reavaliação do Benefício de Prestação Continuada é realizado para garantir que o auxílio chegue a quem de fato precisa. Isso significa que a revisão pode resultar em cancelamento do BPC. Para trazer mais informações para a população o INSS lançou uma cartilha com orientações sobre a reavaliação.
O Instituto Nacional do Seguro Social anunciou que vai continuar realizando a reavaliação do Benefício de Prestação Continuada. O procedimento está sendo feito há alguns meses e mais de 670 mil cadastros serão cancelados.
O Ministério da Previdência Social lançou uma cartilha com informações importantes sobre esse procedimento, o FDR apresenta os principais pontos agora.
Como saber se o BPC foi bloqueado?
Segundo o Ministério da Previdência, são usados múltiplos canais de comunicação, podendo ser:
- Carta com Aviso de Recebimento – envio de cartas aos beneficiários ou representantes legais;
- Notificação Bancária – mensagem disponibilizada ao acessar a conta e ou extrato;
- Central 135. – ligações ativas realizadas pela central para o beneficiário ou representante lega
Caso o cidadão deseje buscar informações por conta própria, ele poderá procurar uma Agência da Previdência.
Há ainda os canais auxiliares de comunicação:
- Push no app Meu INSS;
- SMS com envio aos beneficiários;
- Consulta da lista de beneficiários convocados através do Meu INSS;
- Comunicação geral na mídia
Etapas da reavaliação do BPC
- 30 Dias para Bloqueio: Após a notificação o benefício é bloqueado temporariamente.
- 45 a 90 Dias para Suspensão: O prazo depende do tamanho do município.
- Reativação e Cessação: Benefício pode ser reativado se o cadastro for atualizado dentro de 6 meses após a suspensão; após esse período, o benefício é cessado, e só pode ser reativado após julgamento de recurso.
- Para conferir mais informações, baixe a Cartilha sobre a Reavaliação do BPC.
Boa notícia, os beneficiários do FDR acabaram de ganhar um prazo ampliado para atualização dos dados, informa a colunista especialista do FDR, Lila Cunha.