Cientistas alertam: Horário de verão pode trazer sérios riscos à saúde da população

Apesar de ainda não ter sido aprovado pelo Governo Federal, os brasileiros já estão se preparando para o adiantamento em 1 hora do relógio com o retorno do horário de verão. A medida foi extinta em 2019 pelo então presidente Bolsonaro, mas com a pior crise hídrica das últimas sete décadas, a medida deve voltar a entrar em vigor no país. Porém, segundo cientistas, a mudança pode oferecer sérios riscos à saúde da população. 

Cientistas alertam: Horário de verão pode trazer sérios riscos à saúde da população
Imagem: Agência Brasil

 

O plano do governo é voltar com a medida até o final do mandato do governo atual, em 2026. O presidente Lula determinou que os brasileiros receberão a resposta até o final deste mês de outubro. 

A especialista Yasmin Nascimento comenta sobre o horário de verão, confira.

Entenda como o horário de verão pode afetar à saúde dos brasileiros

A medida pode afetar o nosso relógio biológico, que é controlado por uma parte do cérebro responsável por: regular o sono, vigília e a secreção de hormônios. Com o adiantamento dos relógios em uma hora, o corpo precisa de um tempo para se adaptar a essa nova programação. 

Veja os efeitos:

 

 

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile