Veja se não quiser ter o pagamento suspenso: aposentados e pensionistas são convocados para realizar a prova de vida

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem ficar atentos a um importante comunicado: a comprovação anual de vida é obrigatória para garantir a continuidade do recebimento dos benefícios. 

Essa comprovação deve ser feita pelos beneficiários que nasceram em outubro até o dia 31 deste mês para que não ocorra a suspensão do pagamento.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS, confira

Veja se não quiser ter o pagamento suspenso: aposentados e
pensionistas são convocados para realizar a prova de vida. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

O que é a prova de vida?

A prova de vida é um procedimento que tem o objetivo de confirmar a existência do beneficiário e evitar fraudes no pagamento dos benefícios previdenciários. Ela é realizada anualmente e pode ser feita de diversas formas, como:

Por que a prova de vida é importante?

A comprovação de vida é fundamental para:

Como realizar a prova de vida?

Para realizar a prova de vida, o beneficiário pode escolher a forma mais conveniente para ele. É importante consultar o INSS ou o banco responsável pelo pagamento para obter informações detalhadas sobre os procedimentos e prazos.

A falta de comprovação de vida pode levar à suspensão do pagamento do benefício. Para reativar o pagamento, será necessário regularizar a situação junto ao INSS.

Quem precisa fazer?

Todos os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS que recebem seus pagamentos por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético devem realizar a prova de vida anualmente. O procedimento é obrigatório tanto para quem recebe benefícios da previdência social quanto para aqueles que usufruem de benefícios assistenciais.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile