Enem 2024: listamos todas as novas regras, horários e datas dos exames

Enem 2024 já é destaque com mais de 5 milhões de inscritos, um aumento de mais de 1 milhão de participantes em relação a edição anterior. As provas serão aplicadas no próximo mês de novembro em mais de 10 mil de locais de prova.

ENEM 2024: VEJA AS NOVAS REGRAS, HORÁRIOS, DIAS, REAPLICAÇÕES E O QUE LEVAR NO DIA DA PROVA

Em novembro mais de 5 milhões de estudantes farão as provas do Enem 2024 em todo o país. Essa é a maior edição dos últimos 4 anos, em relação a 2023 o número de inscritos aumentou em mais de 1 milhão.

O FDR reúne agora todas as informações que você precisa saber antes de ir fazer as provas em novembro, confira.

Quando serão as provas do ENEM 2024?

Segundo o INEP, Instituto responsável pela aplicação, o exame será aplicado em 10 mil locais de prova, distribuídos entre 1.753 municípios. As provas acontecem nos dois primeiros domingos do mês de novembro:

3 de novembro

A cartilha de redação com diversas informações importantes já pode ser acessada pelos candidatos.

10 de novembro

E atenção, porque as provas acontecem segundo o horário de Brasília, regra válida para todo o país, segundo o INEP serão adotados os seguintes horários:

Vai ter Enem Digital em 2024?

O INEP até tentou aplicar o Enem Digital, mas a versão acabou não gerando o resultado esperado e registrando um alto índice de abstenções. Por isso em 2024 terá apenas a prova impressa.

Inclusive, o INEP já informou que não deseja retomar esse modelo mais, nesta matéria você entende melhor o que aconteceu para essa decisão do Instituto.

O levar para o Enem 2024?

Os candidatos podem levar lanches e bebidas, mas devem saber que os fiscais farão a vistoria dos itens.

Enem 2024: listamos todas as novas regras, horários e datas dos exames
(Imagem gerada por IApela equpe do FDR)

O que não levar para o ENEM?

Quem tem direito a reaplicação do ENEM?

A reaplicação é voltada aos candidatos que foram prejudicados por fenômenos naturais, como temporais e enchentes. Ou ainda aos candidatos que ficaram doentes com doenças infectocontagiosas, ou seja, que têm risco de transmissão.

Segundo o edital, as doenças previstas são:

Correção das provas

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) vai além do número de questões acertadas pelos participantes. Nesse método, cada questão é testada previamente por um grupo de estudantes e então classificada em fáceis, médias e difíceis.

Por esse método é esperado que o estudante acerte muitas questões fáceis. Quando ele acerta muitas questões classificadas como difíceis e erra muitas fáceis, o sistema entende que ele “chutou” e a nota acaba caindo.

Com está matéria você pode entender melhor como funciona esse método de correção.

O catão de confirmação e o resultado do Enem 2024 poderão ser consultados na Página do Participantem

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile