Eleições 2024: entenda porque é obrigatório justificar ausência de ontem (6/10)

Quem não estava próximo ao seu colégio eleitoral no dia das eleições 2024, ou por algum motivo não conseguiu chegar a tempo de votar, precisa justificar. Existem várias razões pelas quais é obrigatório e necessário explicar porque não conseguiu participar do pleito. 

eleições 2024
Eleições 2024: entenda porque é obrigatório justificar ausência de ontem (6/10)
(Foto: Montagem/FDR)

O voto é obrigatório. Todo brasileiro alfabetizado com idade entre 18 e 70 anos é obrigado a votar. Quem não cumpre com sua obrigação acaba ficando em dívida com a Justiça Eleitoral, e por isso é impedido de exercer uma série de serviços da cidadania.

Para evitar consequências maiores, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) permite que o cidadão justifique a sua ausência. É uma oportunidade de dizer que não conseguiu votar, e assim eliminar qualquer restrição no seu título de eleitor. 

Como justificar a ausências nas eleições 2024

No domingo (6), quem estivesse próximo a um colégio eleitoral poderia justificar seu voto ali mesmo. Ou seja, mesmo votando em outra cidade era possível justificar a sua ausência no outro município, de forma presencial. 

Agora, as únicas formas de conseguir fazer a justificativa são por meio do App e-título, no site da Justiça Federal, ou direto em um cartório eleitoral. Dentre as alternativas, a opção online ainda é a mais vantajosa devido a rapidez. 

Site da Justiça Federal

App e-Título 

Quem apresentar a justificativa até 30 dias após as eleições tem direito a isenção da multa. Caso contrário terá que pagar multa de R$ 3,51 por turno. 

O que acontece se não justificar ausência das eleições 2024?

Quem não foi votar, e também não justificar a sua ausência das eleições 2024 terá que lidar com consequências como:

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile