No próximo sábado, 12 de outubro, o país comemora tradicionalmente o Dia das Crianças. A data existe há mais de 100 anos, e tem como objetivo celebrar a vida dos pequenos. É um costume brasileiro presentear as crianças, mas pode trazer consequências ao orçamento.
Um estudo realizado em 2024 pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), apontou que 47% das pessoas com menos de 27 anos, não sabem lidar com as finanças.
É importante falar sobre educação financeira com as crianças desde cedo. Entender o orçamento da casa, quais os limites na hora das compras, e principalmente como se planejar para conseguir realizar um sonho de consumo.
Em datas comemorativas como o Dia das Crianças, esse assunto fica ainda mais necessário. As vezes, o brinquedo que a criança sonha em ganhar não cabe no bolso dos pais. Por isso, uma boa conversa pode ser interessante para ajudar a lidar com a frustração.
Como economizar no presente do Dia das Crianças
Existem estratégias para conseguir economizar no presente, não deixar de dar a lembrancinha e ainda ter sucesso dentro do orçamento. É importante pensar que muitas vezes não é só o pequeno que fica triste com a impossibilidade de fazer um compra maior.
O adulto também se frustra ao não conseguir comprar o presente de Dia das Crianças que seu filho, sobrinho, enteado, afilhado, neto, enfim, que seu pequeno quer. Mas é necessário pensar a longo prazo.
Faça pesquisa de preços
- Lojas do comércio de rua costumam ter valor mais em conta do que lojas de shoppings, porque a concorrência é maior;
- Se a compra for pela internet, faça pesquisas em diferentes sites e Apps, você também pode usar a função “Google Shopping” por meio da pesquisa do produto no Google.
Troque o presente por experiência
- Ao invés de presentear a criança com mais um brinquedo, roupa ou acessório, apresenta a possibilidade de trocar o presente físico por um dia no parque, um passeio no shopping, no zoologico e etc.
Não leve a criança no dia das compras
- Mantenha o foco. Chegue na loja já sabendo o que vai comprar, e escolha o brinquedo que mais combina com a personalidade e idade da criança;
- As vezes, levar a criança na loja atrapalha na escolha do brinquedo ou roupa, um produto de personagem acaba sendo mais caro do que o mesmo produto que não seja de uma linha de personagem.