Chegada do horário de verão afeta funcionamento de bancos e serviços públicos; veja como ficará

Vivendo uma das piores crises hídricas em 70 anos, o horário de verão, extinto em 2019, pode retornar ao Brasil neste ano. A decisão deve ser anunciada pelo Governo Federal até o final do mês de outubro. Porém, com o adiantamento em 1h nos relógios, os brasileiros estão com dúvidas se a medida afetará o funcionamento de bancos e serviços públicos. 

HORÁRIO DE VERÃO 2024 VAI MUDAR FUNCIONAMENTO DOS BANCOS NO BRASIL: VEJA COMO VAI ACONTECER

A especialista Yasmin Nascimento comenta sobre o horário de verão, confira.

Como funciona o horário de verão?

Durante o período, os brasileiros devem adiantar os seus relógios em uma hora, a partir da meia-noite da data de início. No último dia da medida, é necessário atrasar os relógios em uma hora de meia noite.

Além de economizar energia e diminuir a conta dos brasileiros, o governo visa estender o tempo de geração das usinas solares e acompanhar o pico de demanda elétrica durante o período de horário de verão.

Porém, a medida não vale para todos os estados do país.

Veja quais são os locais onde o relógio deve ser adiantado:

O funcionamento dos bancos e outros serviços públicos serão afetados pelo horário de verão?

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o horário de atendimento ao público nas agências bancárias poderão sofrer alterações. A medida deve impactar no horário de abertura e fechamento dos bancos, que deve ser mais cedo em relação ao horário habitual (atualmente de 10h da manhã até as 16h da tarde, de segunda a sexta-feira).

A mudança deve acontecer em locais citados acima em que a medida entrará em vigor.

Os serviços públicos, como prefeituras, departamentos de trânsito e postos de atendimento ao cidadão também deverão ajustar os seus horários caso o horário de verão seja aprovado pelo Governo Federal.

 

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Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
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