A aposentadoria antecipada é um benefício da Previdência que possibilita que uma pessoa se aposente antes da idade mínima. Para isso é importante atender aos requisitos definidos pelo INSS. Confira agora se essa antecipação vale a pena e as regras para solicitação.
A aposentadoria é um momento bastante guardado e marca o fim de uma vida de trabalho e começo de uma nova fase. Para ter acesso a esse benefício é necessário atender a alguns requisitos, a idade mínima é um deles. Mas, há também a possibilidade de pedir a antecipação da aposentadoria.
Antes de solicitar a aposentadoria é bom entender melhor como ela funciona e conferir se vale a pena antecipar ou não o benefício.
É possível se aposentar antes do tempo?
Sim, é possível antecipar a aposentadoria, mas isso depende do tipo de aposentadoria pretendido. Até alguns anos atrás o INSS contava com a aposentadoria proporcional, modalidade que não considerava a idade mínima do contribuinte.
Mas, em 1998 ela foi extinta para novos contribuintes da inciativa privada e em 2019 para os servidores públicos. Atualmente outras formas de se aposentar antes do prazo previso podem ser adotadas.
Agora você confere algumas formas de antecipar a sua aposentadoria.
Regra 86/96
Nessa regra o INSS vai considerar a pontuação feita pelo segurado, resultado da soma da idade + tempo de contribuição, observando os seguintes detalhes:
|
HOMEM |
MULHER |
Tempo de contribuição |
35 |
30 |
Pontuação |
86 |
96 |
Por exemplo, uma mulher que tem 56 anos e 30 anos de contribuição soma 86 pontos, logo, pode solicitar a aposentadoria usando essa regra.
Aposentadoria especial
Essa modalidade não é voltada a todos os contribuintes, apenas alguns podem solicitar a aposentadoria especial. De modo geral, é necessário estar exposto a algum fator de risco à saúde, como calor ou agente químico.
Essa exposição é dividida em grau mínimo, médio e máximo de exposição/insalubridade.
Com a Reforma da Previdência o INSS passou a adotar as Regras de Transição, conforme abaixo:
- 66 pontos (idade + tempo de contribuição) – para alto grau de insalubridade;
- 76 pontos (idade + tempo de contribuição) – para médio grau de insalubridade;
- 86 pontos (idade + tempo de contribuição) – para baixo grau de insalubridade.
Outra forma de se aposentar antes da idade mínima é através do Benefício por Incapacidade Permanente. Mas, nesse caso apenas os trabalhadores com questões de saúde podem recebê-lo.
A especialista do FDR, Lila Cunha, apresenta mais informações sobre a aposentadoria aos 55 anos, confira agora.
Como pedir a aposentadoria pela internet
Confira o passo a passo de como fazer o pedido sem sair de casa:
- Acessar o sistema Meu INSS ou app;
- Fazer o login com os dados do Gov.br (número do CPF e senha);
- Clicar na opção “Novo Requerimento”;
- Digitar “aposentadoria”;
- Conferir se cumpre os requisitos mencionados;
- Preencher as informações e anexar os documentos;
- Envie o pedido.
Documentos necessários
- Os documentos podem variar conforme o tipo de aposentadoria solicitado, mas de modo geral será necessário ter em mãos os documentos pessoais, como CPF e RG;
- Além dos carnês de contribuição, caso o desconto não seja feito em folha de pagamento (profissionais CLT geralmente não precisam desse documento);
- Carteira de Trabalho;
- Comprovante de residência;
- No caso das pessoas que vão solicitar a aposentadoria especial: documentos que comprovem a prática de atividade com potencial risco à saúde;
- Para quem vai solicitar a aposentadoria por invalidez: documentos/laudos médicos que comprovem a condição de saúde.