6 jogadores que já defenderam Palmeiras e Atlético Mineiro na história

Relembre seis jogadores de grande destaque que já vestiram tanto a camisa do Palmeiras quanto a do Atlético Mineiro na história. As duas equipes estão, com certeza, entre as mais tradicionais de todo o futebol brasileiro, fazendo com que sempre fiquem em evidência, temporada a temporada. 

Imagem de Florent Bertiaux por Pixabay

Mas, além disso, eles também costumam fazer duelos memoráveis, já se encontrando em fases decisivas de praticamente todos os torneios relevantes atualmente. Além disso, os dois lados também possuem títulos recentes, inclusive em confrontos diretos, fazendo com que fiquem cada vez mais ligados e uma certa rivalidade seja instaurada. 

No entanto, hoje vamos destacar algumas coisas em comum que os dois clubes carregam em sua história. Isso porque vamos relembrar alguns grandes craques que vestiram as camisas das duas equipes durante a carreira profissional. 

Atletas que já defenderam Palmeiras e Atlético Mineiro

Diego Souza

Para começar, um nome que fez grande sucesso dentro do futebol brasileiro, não somente no Palmeiras e no Atlético Mineiro, mas em várias equipes ao redor do país, sendo conhecido em literalmente quase todos os grandes clubes do cenário nacional e em mais deles também. Trata-se de Diego Souza, que vestiu o alviverde entre os anos de 2008 e de 2010, quando conquistou um Campeonato Paulista. Além disso, o craque também já defendeu o Galo entre 2010 e 2011, mas não conseguiu alcançar um troféu com a equipe de Belo Horizonte. Mas, enquanto esteve nos dois, se destacou com prêmios individuais. 

Alex Mineiro

Outro que também defendeu as duas equipes e outras de relevância nacional foi Alex Mineiro. Nascido em Belo Horizonte, ele atuou com a camisa dos três maiores do estado, Atlético, América e Cruzeiro. Ele defendeu o Galo em 2004 e, posteriormente, em 2008, atuou pelo Palmeiras. No time paulista, arrecadou um Campeonato Estadual, sendo o artilheiro daquela edição, com 15 gols marcados. 

Leandro Almeida

O terceiro atleta de certo destaque que vestiu a camisa de ambos os clubes foi Leandro Almeida, que fez as suas categorias de base na Cidade do Galo, iniciando sua trajetória profissional com o time alvinegro. No time principal da equipe, entre 2007 e 2009, arrecadou um Campeonato Mineiro, em 2007, e uma Tala Clássico dos 200 anos, em 2008.Ele também esteve ligado ao Palestra Itália entre 2015 e 2019, momento vitorioso da equipe, mas, na época, foi emprestado algumas vezes antes de se despedir. 

Mário Aranha

Passando pela posição de goleiro encontramos Mário Lúcio Duarte Costa, mais conhecido como Mário Aranha. O cria da base da Ponte Preta ganhou a possibilidade de atuar com a camisa do Atlético Mineiro em 2009, mas, no ano seguinte, já deixou a equipe, vencendo o estadual em 2010. Depois de uma passagem longa e vitoriosa pelo Santos, o jogador foi para o rival, Palmeiras, em 2015, arrecadando por lá a Copa do Brasil, sendo reserva e participando pouco dentro de campo.

Obina 

Um nome de destaque que também compõe essa lista em questão é Manuel de Brito Filho, mais conhecido como Obina. Apesar de ter obtido maior destaque na carreira enquanto atuava com a camisa do Flamengo, o jogador em questão também acumulou passagens pelos times mineiro e paulista durante sua trajetória profissional. Para começar, em 2009, o atleta foi emprestado pelo próprio Urubu para o Palestra, ficando apenas uma temporada. Depois, no ano seguinte, ele ainda defendeu o Atlético Mineiro, onde teve um destaque um pouco maior. O atacante ainda voltou para o time de SP em 2012, por empréstimo. 

Scarpa

Por último, a nossa lista traz um nome atual, o de Gustavo Scarpa. O jogador foi peça importante no Verdão entre 2018 e 2022, no período, ele foi peça fundamental no elenco que conquistou dois estaduais, dois brasileiros, duas Libertadores da América, uma Copa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana, se tornando ídolo por lá. Depois de uma passagem rápida pela Europa, em 2024 ele voltou ao Brasil, mas para defender o Galo. Logo de cara, ajudou no título do Campeonato Mineiro.