Pagamento extra para os trabalhadores CLT começa a cair na conta; veja quem recebe

No Brasil, o trabalhador que possui um vínculo formal de emprego passa a ter o direito de contar com diversos benefícios. Além das férias remuneradas, seguros pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e acesso a auxílios, ele também tem o direito de receber pagamentos extras ao longo do ano.

Pagamento extra para os trabalhadores CLT começa a cair na conta; veja quem recebe. (Imagem: FDR)

O benefício é disponibilizado por meio do pagamento do 13º salário que precisa ser liberado anualmente para os trabalhadores que possuem vínculo formal de emprego. Em breve, o grupo será contemplado com o início do pagamento do benefício que pode representar até uma parcela extra do salário mensal.

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o 13º é pago para todos os cidadãos com carteira assinada. No entanto, a legislação brasileira permite uma divisão desse pagamento, de forma a atenuar o impacto nas finanças das empresas.

Saiba como funciona o pagamento do 13º salário e quando ele será realizado:

  • Os recursos devem ser depositados pelo empregador na mesma conta bancária em que o cidadão recebe o seu salário mensalmente;
  • O pagamento pode ser liberado em parcela única ou dividido em até duas vezes;
  • Caso a empresa opte por parcelar a liberação dos recursos, ela deverá realizar o pagamento da primeira parcela até o dia 30 de novembro;
  • Essa parcela deverá ter o valor de 50% do total do 13º;
  • No primeiro pagamento, os valores são liberados sem os tradicionais descontos do INSS e do Imposto de Renda;
  • Já a segunda parcela sofre com esses descontos;
  • Dessa forma, o valor acaba sendo menor para o trabalhador;
  • A segunda rodada de pagamentos deve ser disponibilizada até o dia 20 de dezembro.

Confira outras informações sobre um importante benefício disponível para os trabalhadores CLT neste link.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.