Lula sofre pressão após concordar com fim do saque-aniversário; veja o que pode mudar no FGTS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concordou em criar um projeto de lei que proponha o fim do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Agora, terá que lidar com a pressão vinda de entidades que querem continuar com essa modalide.

fgts
Lula sofre pressão após concordar com fim do saque-aniversário; veja o que pode mudar no FGTS (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, pediu ao presidente do Lula – e finalmente conseguiu – que um projeto de lei fosse criado para colocar fim ao saque-aniversário. Desde o ano passado Marinho tenta mudar as regras desta modalidade do FGTS.

Com a aprovação para criação do projeto de lei e encaminhamento para o Congresso Nacional, o presidente da República está sendo pressionado. De acordo com a Folha de S. Paulo, três associações enviaram uma carta à Lula pedindo que o saque-aniversário seja mantido. 

Por que o saque-aniversário do FGTS deve continuar?

Para as associações que enviaram uma carta ao presidente Lula pedindo que o saque-aniversário do FGTS continue, o principal motivo para que a modalidade não acabe é a forma como o dinheiro é usado. 

Isso porque, muitos brasileiros destinam a parcela recebida no Fundo de Garantia todos os anos para o pagamento de contas. E ainda, que usam essa opção para ter acesso ao crédito mais barato, já que não têm como alternativa contratar o empréstimo consignado. 

Acabar com o saque-aniversário seria uma medida extremamente prejudicial para os trabalhadores e trabalhadoras que dependem dessa opção“, diz o documento acessado pela Folha, assinado por representantes da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Abranet (Associação Brasileira de Internet) e Zetta (entidade que representa fintechs como Nubank). 

Por que o saque-aniversário do FGTS deve acabar?

Em defesa ao projeto de lei que será criado por ele, o ministro do Trabalho acredita que o saque-aniversário tem que chegar ao fim porque é prejudicial ao trabalhador. A razão é a cláusula que bloqueia o saldo em caso de demissão sem justa causa. 

São elencados os seguintes motivos pelos quais essa opção de acesso ao FGTS deve chegar ao fim:

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile