Horário de verão pode começar daqui a um mês e muda expediente do trabalho; veja seu caso

A volta do horário de verão está cada vez mais próxima e pode impactar diretamente a sua rotina de trabalho. Com a mudança nos relógios, a jornada de trabalho também pode sofrer alterações, gerando dúvidas sobre como será a contabilização das horas e quais os direitos dos trabalhadores.

Horário de verão pode começar daqui a um mês e muda
expediente do trabalho; veja seu caso. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A discussão sobre o retorno do horário de verão tem o objetivo de otimizar o consumo de energia elétrica e aproveitar melhor a luz natural, especialmente nos horários de pico. Com o adiantamento dos relógios, a população tende a aproveitar mais a luz natural durante as tardes, reduzindo assim o consumo de eletricidade nos horários de pico.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o horário de verão, confira.

O que muda com o horário de verão?

O horário de verão consiste em adiantar os relógios em uma hora, com o objetivo de aproveitar melhor a luz do dia e economizar energia. Essa mudança, no entanto, pode gerar alguns ajustes na rotina de trabalho, como:

Como fica a contabilização das horas de trabalho?

A principal dúvida dos trabalhadores é sobre como será a contabilização das horas de trabalho durante a mudança de horário. É importante ressaltar que a jornada de trabalho não pode ser reduzida em razão do horário de verão.

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile