No próximo domingo (6) acontece o primeiro turno das eleições municipais 2024. Na ocasião, os eleitores vão votar em um candidato a prefeito, e um candidato a vereador para a sua cidade. É possível consultar onde é o seu local de votação usando o App e-título.
Há não ser que tenha pedido pela transferência do seu voto, o local de votação continua o mesmo das eleições 2022. Há algumas exceções, como no Rio Grande do Sul, onde foram trocados 368 locais de votação, impactando 273.086 eleitores.
Uma das razões da troca foram as enchentes que aconteceram em maio deste ano. Se na sua cidade não houve essa mudança, a verificação de onde vai votar fica ainda mais fácil.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) permite que o cidadão consulte onde é a zona e a seção eleitoral usando canais online, como o App e-Título ou o próprio site do TSE.
Como consultar local de votação nas eleições 2024
No título impresso o local de votação para as eleições 2024 estará disponível na opção “Zona” e “Seção”. As zonas e seções são divididas por escolas do município, e o nome da escola também é informado no seu título.
Quem já não tem mais a versão impressa do documento precisa contar com os canais online para verificação. Mas atenção, porque o e-Título só pode ser baixado até o sábado, 5 de outubro.
Consulta no App e-Título
- Acesse o App e-Título e faça login com CPF e senha, ou crie uma conta no primeiro acesso;
- Na primeira página clique na opção “Onde votar”, em uma das funções disponíveis;
- Agora, verifique qual a zona, seção e o nome da escola juntamente com o endereço completo.
Para facilitar, consulte o endereço no Google Maps, onde é possível verificar quanto tempo você demora da sua casa até o local de votação. As escolas fecham os portões às 17h00.
Consulta no site do TSE
- Acesse o site do TSE e clique em “Serviços eleitorais”;
- Selecione no menu a opção “Autoatendimento eleitoral”;
- Agora, na lista escolha por “Onde votar”;
- Informe: nome completo, ou CPF ou número do título; data de nascimento; nome da mãe;
- Clique em “Entrar” e tenha acesso a informação.