Eleições 2024 podem mexer com o seu bolso; veja o que muda

Realizada neste domingo, a Eleição 2024 deverá definir a escolha de milhares de novos gestores municipais em todo o país. Além de decidir o prefeito das cidades, os brasileiros também poderão escolher os novos vereadores dos municípios onde residem.

Eleições 2024 podem mexer com o seu bolso; veja o que muda. (Imagem: Reprodução)

O momento democrático, realizado a cada quatro anos, permitirá a escolha de planos de governo que deverão guiar as ações nas cidades nos próximos anos. Por isso, é essencial que os cidadãos participem e votem no projeto que julgam como melhor para o seu município.

De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, as eleições também podem mexer significativamente com o bolso dos eleitores. Isso porque uma gestão municipal pode ser responsável por elaborar programas que atendem os cidadãos daquela cidade.

Além disso, os prefeitos e vereadores também podem aumentar ou diminuir o valor pago por meio de impostos, serviços ou outros pontos que mexem com o bolso dos cidadãos.

Saiba como as eleições podem afetar o seu bolso:

  • O resultado final do pleito eleitoral impacta diretamente no dia a dia de toda a população;
  • Isso porque a eleição para a prefeitura e a câmara de vereadores é considerada como essencial para a construção de políticas públicas;
  • Ela impacta diretamente uma série de decisões que podem ter um grande reflexo na economia;
  • Isso porque são criadas propostas de melhoria em transporte, saneamento e habitação, por exemplo;
  • Os pontos, que tamém influenciam na qualidade de vida, podem gerar um aumento ou diminuição dos custos cotidianos;
  • Um dos exemplos é a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que é realizada pelas gestões municipais;
  • Outros serviços públicos como água e e energia também podem ser definidos pelos novos governantes;
  • Por isso, a recomendação é de que os cidadãos estejam atentos e escolham os planos que melhor se adequam a sua realidade.

Confira outras informações sobre as eleições 2024 neste link.

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.