O 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um benefício muito esperado pelos segurados, especialmente pelos idosos, que contam com esse recurso extra para reforçar o orçamento no final do ano.
Em 2024, o pagamento do 13º salário do INSS foi antecipado, conforme aconteceu nos últimos anos, e muitos aposentados já receberam o valor integral. Assim, as parcelas foram pagas nos seguintes períodos:
- Primeira parcela do 13º salário: paga de 24 de abril a 8 de maio;
- Segunda parcela do 13º salário: paga de 24 de maio até 7 de junho.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS, confira.
Antecipação do 13º salário em 2025
Em 2025, é possível que o Governo Federal mantenha a estratégia de antecipar o pagamento do 13º salário, como ocorreu nos anos anteriores. Caso a antecipação seja confirmada, as parcelas devem ser pagas entre os meses de abril a junho, como ocorreu no calendário de 2024.
No entanto, a decisão final sobre a antecipação depende do momento econômico do país e de políticas governamentais, que geralmente são anunciadas nos primeiros meses do ano.
Calendário sem antecipação
Caso o governo opte por não antecipar o benefício em 2025, o 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS seria pago integralmente no segundo semestre, da seguinte forma:
- Primeira parcela: corresponde a 50% do valor do benefício e é paga entre os meses de agosto e setembro;
- Segunda parcela: corresponde a 50% do valor do benefício e é paga entre os meses de novembro e dezembro.
Como consultar o pagamento do 13º salário?
Para consultar o pagamento do 13º salário, o beneficiário pode acessar o aplicativo Meu INSS ou o site da Previdência Social. É importante ter em mãos o número do benefício e a senha para acessar a conta.