Precisa receber um Pix mas não tem uma chave cadastrada? Veja a solução

Criado em outubro de 2020, o PIX é uma das principais ferramentas utilizadas no país para pagamento de contas e compras, assim como transferências bancárias. Porém, algumas pessoas, que não possuem intimidade com a tecnologia, ainda sofrem com a falta de chaves cadastradas para receber quantias. 

Precisa receber um Pix mas não tem uma chave cadastrada? Veja a solução
Imagem: Agência Brasil

 

Mas não precisa se preocupar, quem não tem chave cadastrada pode receber um PIX da mesma forma. 

Segundo o Banco Central, existem 778 milhões de chaves cadastradas no país. A especialista Lila Cunha comenta sobre a ferramenta, confira

Como receber o PIX sem chave cadastrada?

O PIX funciona como uma identidade em um sistema de pagamentos instantâneos. Isso porque ele permite que sejam localizadas as informações mais básicas do usuário, como CPF, telefone, e-mail ou uma chave aleatória. 

Porém, se o brasileiro não possui nenhuma chave cadastrada, ele ainda pode receber a transferência utilizando os seus dados bancários.

Veja como: 

Caso a pessoa sem a chave queira fazer um pagamento pelo Pix, é preciso:

Banco muda formato de pix para clientes

Os usuários do Banco do Brasil foram surpreendidos com uma novidade anunciada pela instituição financeira: a partir de agora, os clientes poderão fazer transferência via Pix pelo cartão de crédito! Porém, será cobrado um juros de 2,98% pela operação por mês. 

A modalidade de Pix via crédito é permitida pelo Banco Central e já vem sendo utilizado pelas instituições para rentabilizar o pagamento instantâneo. O BC proíbe as cobranças de tarifas sobre essas transferências feitas por pessoas físicas. Porém, a proibição não é válida para a concessão do crédito utilizando o Pix. 

Além disso, outras mudanças para a modalidade entrarão em vigor no país a partir de 1º de novembro. Entenda nesta matéria.

 

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile