CRAS confirma visita aos inscritos do CadÚnico para rever cadastro; confira preparação

Responsável por reunir as informações referentes aos cidadãos brasileiros que recebem algum tipo de benefício social, o Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) deverá passar por uma importante modificação no próximo ano. Com isso, os cidadãos que estão cadastrados em algum tipo de programa social devem permanecer atentos as eventuais mudanças.

CRAS confirma visita aos inscritos do CadÚnico para rever cadastro; confira preparação. (Imagem: FDR)

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, todo o sistema deverá ser atualizado até o mês de março de 2025. A medida foi tomada depois que o Governo Lula observou a necessidade de reformulação do cadastro que contava com uma “baixa qualidade” de informações. 

A medida foi tomada levando em consideração a importância do cadastro para o Brasil. De acordo com a secretária de Avaliação e Gestão da Informação e Cadastro Único, Letícia Bartholo, o CadÚnico é o mapa das famílias de baixa renda no Brasil.

O cadastro é utilizado atualm ente para conhecer melhor a realidade de cada residência do país e identificar os beneficiários que têm direito aos programas sociais, como o Bolsa Família, por exemplo. A inscrição reúne informações como nome, endereço, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outros dados.

“Quando a pessoa está pleiteando um benefício ou outro, ela está tornando visíveis as suas demandas. É como se ela estivesse dizendo ao Estado brasileiro: ‘Eu preciso disso daqui’. Então, se a família não preenche direito o Cadastro ou o município preenche com descuido, a gente não vai saber as demandas, as necessidades. E aí a gente perde informação. É ruim para todo mundo, principalmente para quem mais precisa”, alerta a secretária.

Saiba como funcionará a atualização do CadÚnico:

Confira outras informações sobre as visitas domiciliares dos agentes do Bolsa Família neste link.

YouTube video player
Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile