Em uma medida que promete impactar a vida de milhares de brasileiros, o Governo Federal anunciou novas regras para a aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Entre as principais mudanças, destaca-se o fim da idade mínima para se aposentar por tempo de contribuição, o que significa que trabalhadores poderão se aposentar com base apenas nos anos de contribuição.
Com a nova medida, trabalhadores que estão próximos dos requisitos de idade e tempo de contribuição podem antecipar o benefício. Agora, mulheres que contribuíram por pelo menos 30 anos e homens com 35 anos de contribuição podem solicitar a aposentadoria sem precisar cumprir uma idade mínima.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS, confira.
Fórmula 86/96
Para facilitar ainda mais o acesso à aposentadoria, o governo adotou a chamada fórmula 86/96. Essa nova regra simplifica o cálculo e permite que os trabalhadores se aposentem ao atingirem um determinado número de pontos, obtidos pela soma da idade com o tempo de contribuição.
- Para as mulheres, a meta é atingir 86 pontos. Por exemplo, uma mulher com 56 anos e 30 anos de contribuição já poderá se aposentar, pois a soma de sua idade e tempo de contribuição resulta em 86 pontos;
- No caso dos homens, a meta é atingir 96 pontos. Um homem com 60 anos e 36 anos de contribuição também poderá se aposentar, uma vez que a soma resulta em 96 pontos.
Outras mudanças importantes
Além da fórmula 86/96 e do fim da idade mínima, outras mudanças foram anunciadas, como:
- Aumento do valor da aposentadoria: o governo promete um reajuste no valor das aposentadorias, buscando garantir um benefício mais digno para os trabalhadores;
- Simplificação da burocracia: o processo de solicitação da aposentadoria será simplificado, com a redução da quantidade de documentos exigidos e a agilização do atendimento.
Como solicitar a aposentadoria?
Para iniciar o processo, é necessário reunir documentos como RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, além de outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria solicitada.
Após reunir a documentação, o trabalhador pode entrar em contato com o INSS através do site ou do aplicativo ‘Meu INSS‘ para fazer a solicitação de aposentadoria.