Eleições 2024: veja quantos dias de folga para quem trabalhar como fiscal

Algumas pessoas vão trabalhar na organização das eleições 2024. Existem funções que precisam ser exercidas neste dia para que o processo eleitoral funcione bem. Ninguém recebe por trabalhar para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas tem direito a folga. 

eleições 2024
Eleições 2024: veja quantos dias de folga para quem trabalhar como fiscal
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Ninguém é remunerado em dinheiro por ficar ajudando na organização das eleições 2024. O benefício é dado por meio de um ou até dois dias de folga. 

As funções necessárias para essa data são: presidente da seção, mesário e secretário. Estas são pessoas que ficam na sala onde acontece a votação, e que ajudam a organizar a chegada e saída dos eleitores, a fiscalizar os documentos apresentados e a presença frente à urna. 

Fiscal nas eleições 2024

O fiscal de boca de urna não é contratado pelo TSE. Essa pessoa costuma ser chamada pelos próprios partidos para que se posicione frente as escolas e fiscalize ações que são irregulares. 

Por exemplo: entrega de santinho, compra de votos, coação para voto, e outros tipos de infrações que sejam proibidas por lei. 

Por não haver relação direta com o TSE, a função como fiscal não dá direito aos mesmos benefícios que o mesário ou secretário possuem. 

Benefícios de quem vai trabalhar nas eleições 2024

Aqueles que vão trabalhar nas eleições 2024 pelo TSE, terão direito a alguns benefício. Tanto atuando como mesário, ou exercendo outra função ali dentro da zona eleitoral, por exemplo, recepcionando os eleitores na escola e orientando onde é seu local de votação. 

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), aqueles que forem convocados para participação têm por direito:

Trabalho disponível nas eleições 2024

As pessoas que trabalharão nas eleições 2024, na verdade, podem acabar exercendo algum papel de fiscal. Isso porque, estarão dentro das salas onde há o voto. 

São pelo menos três papeis necessários dentro das seções:

Presidente da seção:

Mesários:

Secretário:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile