Brasileiros que recebem 2 salários mínimos são surpreendidos com nova regra para 2025

O Governo Federal anunciou que a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até dois salários mínimos não será mais válida a partir de 2025, pois a isenção se aplica a quem recebe até R$ 2.824. A medida, que constava no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025, surpreendeu milhões de brasileiros que contavam com esse benefício.

Brasileiros que recebem 2 salários mínimos são surpreendidos
com nova regra para 2025. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Com a nova regra, todos aqueles que possuem uma renda mensal de até R$ 3.018 (equivalente a dois salários mínimos em 2025) estarão sujeitos à cobrança do Imposto de Renda. Essa mudança impactará diretamente a vida de milhões de trabalhadores brasileiros, que terão de lidar com uma redução em seus salários líquidos.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Imposto de Renda, confira.

Por que essa mudança?

A decisão de retirar a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos está relacionada à necessidade de aumentar a arrecadação do Governo Federal. Ao ampliar a base de contribuintes, o governo busca compensar a falta de recursos para outras áreas.

Quais as consequências dessa medida?

A nova regra para o Imposto de Renda em 2025 pode ter diversas consequências, como:

O que fazer?

Diante desse cenário, é importante que os trabalhadores se informem sobre as novas regras do Imposto de Renda e busquem auxílio de profissionais da contabilidade para entender como a mudança irá impactar suas finanças. 

 

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Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
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