O próprio Banco Central comunicou o vazamento da chave PIX de mais de 53 milhões de pessoas. Segundo o BC, não foram vazados dados sensíveis dos cidadãos, o que representa um alívio muito grande. Confira agora se você foi uma das vítimas.
Um novo vazamento de chaves PIX foi confirmado pelo Banco Central nesta semana. ao todo 53,383 milhões de pessoas foram afetadas. Esses cidadãos serão comunicados sobre o vazamento pela própria instituição responsável. O fato aconteceu no último mês de setembro.
No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França alerta sobre um golpe que está fazendo vítimas através do PIX:
Vazamento de chaves PIX
- Segundo o Banco Central, o vazamento aconteceu entre os dias 10 e 19 de setembro deste ano.
- As chaves estavam registradas na Qesh Instituição de Pagamento.
- Felizmente não foram expostos dados sensíveis, como senhas, saldos e outras informações de movimentação bancária dos usuários da instituição financeira.
- O BC informou que as vítimas desse vazamento serão notificadas pelo próprio banco através do aplicativo ou pelo internet banking.
- Inclusive, é bom ficar de olho, porque a comunicação não será feita através de outros métodos, isso ignifica que os clientes não receberão ligações, CMS ou e-mails sobre o vazamento.
- Caso receba uma suposta comunicação através de um desses meios, tenha cuidado, pode se tratar de um golpe.
- O vazamento aconteceu devido a falhas pontuais no sistema da instituição financeira e mesmo sem ter um grande potencial de risco para a população, o BC acabou decidindo pela divulgação do vazamento.
- “O BC informa que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente”, informou o Banco Central em nota.
- O Banco Central conta com uma página em seu site onde informa esse tipo de situação.
De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o BC emitiu um alerta para quem usa chave PIX, confira a mensagem do Banco Central.