Anualmente os Microempreendedores Individuais têm obrigações que precisam cumprir. O calendário MEI 2025 caba de ser divulgado e você já pode se programar, evitando o descumprimento das regras. Veja agora todas as obrigações do empreendedor no próximo ano.
A formalização como Microempreendedor Individual traz diversas vantagens para os empreendedores. Mas, também impõe obrigações que devem ser cumpridas por eles, como o pagamento do DAS e a declaração de faturamento anual.
No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França explica se o MEI pode atuar como CLT enquanto empreende, confira:
Calendário MEI em 2025
- A primeira grande obrigação é o pagamento mensal do DAS, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), nesta matéria você confere o valor mensal.
- O vencimento é sempre no dia 20 de cada mês, exceto quando a data cair em um final de semana ou feriado, aí sim ela poderá ser prorrogada.
- O MEI também é obrigado a entregar para a Receita Federal a declaração de faturamento anual.
- Nesse documento ele informa todos os seus rendimentos ao longo do ano, em 2025 a entrega deve ser feita até 31 de maio de 2025, através do Portal do empreendedor.
Mudanças no MEI em 2025
- A primeira grande mudanças ainda é um pouco incerta, isso porque o governo ainda estuda aumentar o limite de faturamento MEI.
- Por outro lado, já se sabe que o valor do DAS-MEI será reajustado, afinal ele considera o valor do salário mínimo, que deve aumentar em 2025.
- Além disso, também será feita uma atualização na emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).
- Neste ano os Microempreendedores Individuais tiveram que se cadastrar no DET, mesmo aqueles que não possuem funcionários.
A atualização mais recente, segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, foi a criação de um cartão de crédito MEI.