INSS denuncia Associações por descontos irregulares aos aposentados e pensionistas

A Polícia Civil, o Ministério Público e o INSS estão investigando descontos irregulares em aposentadorias e pensões. Ao todo cindo Associações são alvos das investigações. Entenda melhor esse processo e descubra se você é uma das vítimas dos descontos indevidos.

Por lei os descontos nas aposentadorias e pensões só podem ser feitos após autorização do titular. Partindo disso uma investigação está sendo feita com foco nas Associações que estão fazendo desconto irregulares.

A ação é conjunta entre Polícia Civil, o Ministério Público e o INSS e partiu de um boletim de ocorrência registrado em janeiro deste ano na cidade de Santos, litoral de São Paulo.

Associações são denunciadas por descontos irregulares em aposentadorias e pensões

INSS denuncia Associações por descontos irregulares aos aposentados e pensionistas
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
  • O foco das investigações são cinco instituições associações, todas gerenciadas pela Benfix, administradora de benefícios.
  • Essas associações oferecem algumas vantagens para os aposentados e pensionistas, como plano de saúde e dentário, academia, consultoria e muito mais.
  • Acontece que o desconto só pode ser feito após o cidadão fazer a adesão, o que não estava acontecendo.
  • Entre as associações citadas está a Ambec (Associação dos Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos).
  • Segundo as investigações, só em São Paulo foram registrados 167 boletins de ocorrência, 35 processos judiciais e 696 registros no Sistema TJ-SP.
  • No boletim de ocorrência que deu início às investigações o valor descontado é relativamente baixo, R$ 45.
  •  No entanto, o montante de descontos feitos pelas associações até então é alto, R$ 43 milhões, ainda não há informações de quanto desse valor foi descontado de forma irregular.

Percebeu um desconto irregular no seu benefício do INSS? Nesta matéria você descobre o que fazer para resolver a situação.

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, os idosos acabaram de ganhar um novo serviço.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.