Adotado no Brasil por mais de três décadas, o horário de verão deixou de existir no ano de 2019. No entanto, com o Governo Lula, a possibilidade de retorno da medida voltou a ser debatida. Com o horário de verão, os cidadãos brasileiros devem adiantar os relógios em uma hora.
A medida é adotada como forma de aumentar o aproveitamento da luz do sol durante o dia. Dessa forma, a necessidade de consumo de energia costuma ser reduzida. Assim, com o aumento da necessidade de promover uma economia para os próximos meses, marcados pela chegada do verão, o assunto voltou a ser debatido.
Recentemente, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, falou sobre a volta do horário de verão no Brasil. De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, as dificuldades enfrentadas atualmente durante a geração de energia levaram ao debate.
Saiba como funciona o horário de verão:
- A medida costuma ser adotada como forma de diminuir os picos de consumo de energia;
- A maior necessidade de geração costuma sobrecarregar o sistema, exigindo maior acionamento das usinas termoelétricas;
- Nesse formato de geração, o custo é consideravelmente maior;
- Com isso, o valor da diferença costuma ser repassado para os cidadãos, gerando um aumento na conta de luz;
- No Brasil, o sistema de tarifas é dividido em bandeiras;
- Atualmente, está acionado o patamar de bandeira vermelha 2 que tem o maior custo para os consumidores;
- Para diminuir esse custo, o Governo Federal deverá adotar o horário de verão;
- Durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (02), o ministro de Minas e Energia afirmou que, caso a estiagem não seja resolvida até o mês de novembro, o horário de verão deverá retornar;
- Tradicionalmente a medida tem início em novembro, período que também marca a chegada do verão.
“O horário de verão é uma possibilidade real, mas a decisão não está tomada; me reuni com as empresas aéreas, se o quadro não melhorar o atual quadro nos próximos dias, a possibilidade do horário de verão pode se tornar uma realidade muito premente”, afirmou o ministro.
Confira outras informações sobre o horário de verão em 2024 neste link.