Governo propõe novas diretrizes para o FGTS e discute o fim do saque-aniversário; saiba mais

Enquanto o governo federal não coloca fim ao saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), o calendário continua ativo. Nas últimas semanas os brasileiros passaram a temer o fim desta modalidade, após aprovação do presidente da República. 

saque-aniversário
Governo propõe novas diretrizes para o FGTS e discute o fim do saque-aniversário; saiba mais
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concordou em criar um projeto de lei que coloque fim ao saque-aniversário. Este foi um pedido do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que tenta acabar com a modalidade desde o ano passado. 

A ideia é que essa opção que é contrarária ao saque-rescisão deixe de existir, e assim os trabalhadores não fiquem mais com o saldo preso na conta após a demissão sem justa causa. Por outro lado, deixariam de receber uma parcela do fundo todos os anos. 

Por que o saque-aniversário do FGTS vai acabar?

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, nunca escondeu o seu interesse em colocar fim ao saque-aniversário do FGTS. E agora que conseguiu aval do presidente da República para criar um projeto de lei, a ideia finalmente avançou.

O projeto será avaliado por deputados e senadores dentro do Congresso Nacional. Isso significa que o poder legislativo precisa concordar em extinguir essa opção de saque do FGTS. 

O ministro do Trabalho elenca vários motivos pelos quais acredita que receber o Fundo uma vez por ano seja ruim. A criação de um projeto de lei que possa colocar fim a essa opção foi sugerida, porque:

  • O saldo disponível no Fundo de Garantia para investimento público em habitação (financiamentos), infraestrutura e outros, tem diminuído cerca de R$ 100 bilhões por ano;
  • Ao ser demitido sem justa causa o trabalhador perde o direito de receber a rescisão;
  • Em quatro anos, R$ 5 bilhões deixaram de ser sacados por mais de 9 milhões de pessoas que foram demitidas sem justa causa e perderam o acesso ao saque-rescisão;
  • Caso queira sacar a rescisão é necessário aguardar carência de dois anos. 

Novidade no FGTS com fim do saque-aniversário

Em contra partida ao fim do saque-aniversário, opção que permite aumento de renda dos trabalhadores, o governo estuda a criação de um crédito consignado destinado aos servidores privados. 

Isso significa que eles teriam o direito de pedir um empréstimo no banco, sendo que o pagamento aconteceria com o depósito mensal do empregador no FGTS. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com