Já pode comemorar! Governo propõe benefício para domésticas e autônomos; veja o que muda

O Governo Federal está prestes a ampliar o acesso ao crédito consignado para milhões de brasileiros. Uma nova proposta, em fase final de elaboração pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), deve incluir empregadas domésticas e trabalhadores autônomos no grupo que pode contratar esse tipo de empréstimo com juros mais baixos.

Já pode comemorar! Governo propõe benefício para
domésticas e autônomos; veja o que muda. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A medida faz parte de um pacote de mudanças que tem o objetivo de reformular o sistema de crédito consignado no país. Uma das principais alterações será o fim do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), uma modalidade que permite o saque de uma parte do FGTS anualmente, mas que também possibilita a contratação de empréstimos com o fundo como garantia.

Com a nova regra, os trabalhadores poderão contratar empréstimos consignados diretamente com os bancos, sem a necessidade de intermediários. A contratação poderá ser feita pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que oferecerá simulações e a possibilidade de comparar as taxas de juros de diferentes instituições.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o FGTS, confira.

Benefícios para os trabalhadores

A ampliação do acesso ao crédito consignado trará diversos benefícios para os trabalhadores, como:

Desafios para os autônomos

A inclusão dos trabalhadores autônomos no sistema de crédito consignado ainda apresenta alguns desafios, uma vez que esses profissionais não possuem vínculo empregatício formal. O governo ainda está estudando a melhor forma de garantir a segurança e a transparência desse tipo de operação para os autônomos.

Apesar disso, a nova proposta do governo deve ser enviada ao Congresso Nacional após as eleições e, se aprovada, poderá beneficiar milhões de brasileiros.

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile