Black Friday chegando! Acompanhe o calendário de promoções neste ano

Já tem algum tempo que tanto os comércios, como os consumidores, estão demonstrando maior participação na Black Friday. Um evento criado nos Estados Unidos, e que foi sendo adptado a cultura brasileira. Já é possível acompanhar as datas das principais promoções. 

black friday
Black Friday chegando! Acompanhe o calendário de promoções neste ano
(Foto: FDR)

Como em todos os anos, a Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro. O evento comercial passou a fazer parte do calendário de muitos empreendimentos, do pequeno até os de grande porte. Porque é uma oportunidade a mais de venda.

O grande diferencial desta campanha é a possibilidade dos consumidores conseguirem comprar produtos com descontos maiores, podendo chegar a 80% do valor original. E ainda, com condições de pagamento diferenciadas. 

Alguns estabelecimentos, como restaurantes e bares, usam da Black Friday para lançar um produto um uma promoção por tempo limitado. Como, porção de batata frita tamanho exclusivo para o dia da Black. Ou, prato tradicional da casa com acompanhamento grátis. 

A distribuidora brasileira de tecnologia Rcell colheu dados que mostram o otimismo entre os principais varejistas regionais de 13 estados do país. 70% dos entrevistados acreditam que o faturamento de 2024 será maior do que a soma de lucros do ano anterior. 

Além disso, 75% dos varejistas que participaram da entrevista disseram que estão se preparando para esse momento há meses. Ou seja, a maioria das promoções não será liberada sem um planejamento que considera benefícios e margem de lucro. 

Calendário de promoções da Black Friday em 2024

Em 2010 aconteceu a primeira edição da Black Friday no país. Seguindo uma tendência norte americana, o país adotou esse dia de promoção como forma de formentar o comércio local. 

Nenhuma empresa é obrigada a seguir essa tendência, e há quem se isente do compromisso de ofertar uma grande promoção nesta data. Porém, devido a concorrência, muitos enxergam que este é o momento de oferecer o seu melhor desconto. 

Como a ideia de acompanhar os costumes norte americanos deu certo, desde então a Black Friday segue a mesma data que os Estados Unidos: a última sexta-feira do mês de novembro. 

Isso significa que neste ano as grandes promoções serão ofertadas em:

No entanto, como já é esperado, o comércio varejista deve começar a liberar as promoções, ofertas e a campanha de Black Friday em:

Por que a Black Friday acontece em novembro?

O motivo que a Black Friday acontece em novembro tem haver com um costume nos Estados Unidos. O dia de promoção surgiu no país para formentar a economia antes das festas de final de ano, ou seja, do Natal e Ano Novo. 

Para se encaixar em uma data que fosse interessante para o comércio americano, foi escolhida a sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças. Nos Estados Unidos, Canadá e alguns países do Caribe, esse feriado é muito importante. 

Como no Natal, as famílias e amigo se reúnem, fazem um jantar em comemoração ao ano que passou e agradecem por tudo o que acontece. Por conta disso, muitos investem dinheiro para comprar itens novos. 

A Black Friday vem logo após esse período para dar descontos, e provocar o consumidor a querer fazer compras antes das próximas festas. No Brasil o esquema é parecido, embora não haja o feriado de Ação de Graças no nosso calendário. 

Dicas para encontrar melhores ofertas da Black Friday

Existem formas de encontrar as melhores ofertas na Black Friday. Embora esse seja um período muito agitado de compras, com atenção e sem pressa é possível que o consumidor consiga economizar ainda mais. 

Pesquise antes de comprar

Acompanhe as redes sociais da marca

Use plataformas para comparar preços

Não descarte as compras online

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile