Horário de verão muda a vida do trabalhador; veja como pode ser a nova jornada e lista dos afetados

A discussão sobre o retorno do horário de verão voltou à tona no Brasil, com o Governo Federal estudando a possibilidade de reimplantar a medida ainda em 2024. A proposta tem o objetivo de otimizar o consumo de energia elétrica e aproveitar melhor a luz natural, especialmente nos horários de pico. No entanto, a mudança no relógio pode gerar impactos significativos na rotina de diversos setores da sociedade, especialmente no mercado de trabalho.

Horário de verão muda a vida do trabalhador; veja como pode
ser a nova jornada e lista dos afetados. (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)

A principal justificativa para o retorno do horário de verão é a economia de energia. Com o adiantamento dos relógios, a população tende a aproveitar mais a luz natural durante as tardes, reduzindo assim o consumo de eletricidade nos horários de pico. Além disso, o aumento das horas de luz solar pode estimular o comércio e o turismo, gerando mais empregos e movimentando a economia.

Por outro lado, a mudança no horário pode causar transtornos para alguns trabalhadores. Setores como o transporte aéreo, que exigem uma rígida programação, precisam de um período de adaptação para evitar atrasos e outros problemas operacionais. Além disso, trabalhadores que possuem jornadas noturnas ou que precisam se deslocar longas distâncias podem sentir os efeitos da mudança no horário de sono e na qualidade de vida.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o horário de verão, confira. Entenda mais também no vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.

Quem será afetado?

Quais os benefícios do horário de verão?

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile