Dinheiro esquecido pode ser retirado até 16 de outubro; veja como consultar

O projeto de lei que permite destinar o dinheiro esquecido no SVR (Sistema Valores a Receber) para o Tesouro Nacional, caso não seja sacado, foi sancionado. Com isso, os brasileiros têm até 16 de outubro para acessarem o site do Banco Central e fazerem o saque. 

dinheiro esquecido
Dinheiro esquecido pode ser retirado até 16 de outubro; veja como consultar
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O Banco Central informou que pelo menos R$ 8,6 bilhões ainda estariam disponíveis para resgate no SVR. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o projeto de lei que permite transferir este saldo para o Tesouro Nacional, ou seja, dar esse dinheiro para o governo.

Diante disso, quem ainda não sacou a quantia em seu nome tem até o dia 16 de outubro para isso. Muitas pessoas ignoraram essa possibilidade porque possuem valores inferiores a R$ 10,00, por exemplo, e diante disso não demonstraram interesse em receber. 

Porém, há quem ainda não sacou porque não sabe que tem dinheiro esquecido em seu nome. Além das pessoas física, que são a maioria com saldo disponível, também vale o resgate de valores deixado por pessoa jurídica

Como sacar o dinheiro esquecido no Banco Central?

Esse dinheiro esquecido foi deixado em bancos, cooperativas de crédito, financeiras, seguros, consórcios e outros. Basta informar o CPF ou CNPJ para consultar se há saldo disponível. 

Em caso positivo será preciso fazer login via Gov.br com conta de nível ouro e prata. 

No caso de dinheiro deixado por falecido, a consulta é feita pelo CPF do titular das contas, mas o login no Gov.br por um dos herdeiros.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile