Saque-aniversário pelo FGTS: consulte as atualizações das novas regras

O futuro do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) está em debate. O Governo Federal sinalizou a intenção de pôr fim nessa modalidade e implementar um novo modelo de crédito consignado vinculado ao fundo.

Saque-aniversário pelo FGTS: consulte as atualizações
das novas regras. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A principal justificativa para a proposta de fim do saque-aniversário é a busca por um modelo que garanta maior proteção ao trabalhador e fortaleça o fundo. A ideia é que os recursos do FGTS permaneçam na conta, rendendo juros e oferecendo maior segurança financeira em caso de demissão ou para a aquisição da casa própria.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o FGTS, confira. Entenda mais sobre o saque-aniversário no vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.

Quando o saque-aniversário chegará ao fim?

A data exata para o envio do projeto de lei ao Congresso ainda não foi definida, mas o governo trabalha com a possibilidade de que isso ocorra em novembro, após as eleições municipais.

Diante desse cenário, especialistas recomendam que os trabalhadores que desejam aproveitar os benefícios do saque-aniversário antecipem a adesão ou a realização de novos saques. Isso porque, uma vez aprovada a nova legislação, o prazo para aderir ao programa ou realizar saques pode ser limitado.

É importante ressaltar que a adesão ao saque-aniversário é voluntária e o valor liberado anualmente varia de acordo com o saldo da conta do FGTS.

Debates

A proposta do fim do saque-aniversário gera diversos debates, pois enquanto o governo defende que a medida é necessária para fortalecer o FGTS e oferecer melhores condições de crédito aos trabalhadores, especialistas argumentam que o saque-aniversário é uma importante fonte de renda para muitos brasileiros e que o seu fim pode prejudicar a economia.

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile