MDS confirma visitas do CRAS aos inscritos no Bolsa Família; veja o que você precisa saber

O MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) confirmou que os agentes do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) estão visitando os inscritos no Bolsa Família. No entanto, esclareceu que a visita não tem por objetivo cancelar o pagamento destas pessoas. 

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MDS confirma visitas do CRAS aos inscritos no Bolsa Família; veja o que você precisa saber
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A visita dos agentes do CRAS no endereço dos inscritos no Bolsa Família está acontecendo desde janeiro deste ano. O processo é chamado de Busca Ativa, e visa chegar até o endereço de pessoas que sentem mais dificuldade em ir até um ponto de atendimento do CRAS. 

Há cidades onde os moradores da zona rural não conseguem comparecer pessoalmente até a unidade de assistência social. Ou ainda, há quem more em bairros muito afastados dos pontos de atendimento. Por isso, os assistentes sociais estão indo até essas pessoas. 

Quem está recebendo visita do CRAS na sua casa?

Cada município deve realizar ao menos 20% de seus cadastros nos domicílios das famílias. Logo, não são todos os inscritos no Bolsa Família que receberão a visita de um funcionário do CRAS no seu endereço. 

A busca ativa deve ser realizada para atualização ou inscrição no Cadastro Único, e vai atingir:

O que os agntes do CRAS vão fazer na casa dos inscritos no Bolsa Família?

O MDS (Ministro do Desenvolvimento Social), esclareceu que são falsas as informações de que os agentes do CRAS estariam visitando os inscritos no Bolsa Família para cortar o benefício.

Na verdade, o objetivo é conseguir melhorar as informações sobre aquele grupo no Cadastro Único. Por isso, ao comparecer no endereço o funcionário do CRAS vai perguntar:

Quem não receber o funcionário do CRAS vai ter seu benefício bloqueado?

O inscrito no Bolsa Família não é obrigado a receber o agente do CRAS dentro da casa, servir um café, ou oferecer almoço.

Por outro lado, quem não responder a entrevista socieconômica pode perder o seu benefício por falta de atualização de dados. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
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