Uma nova era para as apostas online no Brasil: a partir de outubro, o uso de cartões de crédito para realizar apostas em sites de jogos de azar será proibido. A medida, inicialmente prevista para entrar em vigor apenas em janeiro de 2025, foi antecipada pelas próprias empresas do setor, em um movimento que tem o objetivo de atender às demandas do governo e da sociedade.
A principal razão para a proibição é o crescente número de casos de endividamento relacionados às apostas online. O uso de cartões de crédito facilitava o acesso ao crédito e incentivava gastos impulsivos, levando muitas pessoas a se endividar além de suas possibilidades.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre cartão de crédito, confira.
Impacto da decisão
- Redução do volume de apostas: estima-se que a proibição do uso de cartões de crédito leve a uma redução significativa no volume de apostas realizadas no país;
- Mais segurança para os consumidores: a medida tem o objetivo de proteger os consumidores de práticas abusivas e evitar que se endividem por causa do jogo;
- Combate à lavagem de dinheiro: ao restringir os métodos de pagamento, fica mais difícil para criminosos utilizarem as plataformas de apostas para lavar dinheiro.
O que muda para os apostadores?
Com a proibição dos cartões de crédito, os apostadores terão que buscar outras formas de pagamento, como boletos bancários e transferências eletrônicas. No entanto, essa mudança pode dificultar o acesso ao crédito e tornar as apostas menos impulsivas.
A regulamentação do setor
A decisão de proibir o uso de cartões de crédito faz parte de um processo mais amplo de regulamentação do mercado de apostas online no Brasil. O objetivo é criar um ambiente mais seguro e transparente para os consumidores, além de gerar receitas para o governo através da cobrança de impostos.
Com a nova regulamentação, espera-se que o mercado de apostas online se torne mais responsável, já que as empresas terão que oferecer mais opções de pagamento seguro e transparente, além de investir em ferramentas para prevenir a dependência do jogo.