Novas regras da CNH pegam motoristas entre 50 e 70 anos de surpresa; veja o que mudou

As recentes mudanças nas regras para a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) têm gerado dúvidas, especialmente entre motoristas com idade entre 50 e 70 anos. A atualização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que entrou em vigor recentemente, impacta diretamente esse grupo, alterando prazos de validade, exames obrigatórios e procedimentos para manter a habilitação em dia.

Novas regras da CNH pegam motoristas entre 50 e
70 anos de surpresa; veja o que mudou. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

As novas regras da CNH foram implementadas para simplificar o processo, além de garantir que os motoristas estejam aptos a dirigir com segurança. O não cumprimento dos prazos pode causar multas e até a suspensão do direito de dirigir, por isso é fundamental que os motoristas fiquem por dentro das mudanças.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a CNH, confira.

Novas regras para a renovação da CNH

A principal mudança é a alteração no prazo de validade da CNH, que agora varia de acordo com a idade do motorista:

As mudanças ocorreram pois, com o passar dos anos, a capacidade física e cognitiva dos indivíduos pode sofrer alterações, o que pode impactar a habilidade de dirigir. A renovação mais frequente para motoristas com mais idade garante que eles estejam aptos a conduzir um veículo de forma segura.

Por que essas mudanças? 

A principal justificativa está na necessidade de acompanhar as constantes evoluções do trânsito e garantir a segurança de todos os usuários das vias. Com o avançar da idade, é natural que a capacidade de reação e a visão dos motoristas sofram algumas alterações, exigindo uma avaliação médica mais frequente.

Como renovar a CNH?

Para renovar a CNH, o motorista deve seguir os seguintes passos:

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile