Novas regras da CNH pegam motoristas entre 50 e 70 anos de surpresa; veja o que mudou

As recentes mudanças nas regras para a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) têm gerado dúvidas, especialmente entre motoristas com idade entre 50 e 70 anos. A atualização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que entrou em vigor recentemente, impacta diretamente esse grupo, alterando prazos de validade, exames obrigatórios e procedimentos para manter a habilitação em dia.

Novas regras da CNH pegam motoristas entre 50 e
70 anos de surpresa; veja o que mudou. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

As novas regras da CNH foram implementadas para simplificar o processo, além de garantir que os motoristas estejam aptos a dirigir com segurança. O não cumprimento dos prazos pode causar multas e até a suspensão do direito de dirigir, por isso é fundamental que os motoristas fiquem por dentro das mudanças.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a CNH, confira.

Novas regras para a renovação da CNH

A principal mudança é a alteração no prazo de validade da CNH, que agora varia de acordo com a idade do motorista:

  • Até 50 anos: validade de 10 anos;
  • Entre 50 e 70 anos: validade de 5 anos;
  • Acima de 70 anos: validade de 3 anos.

As mudanças ocorreram pois, com o passar dos anos, a capacidade física e cognitiva dos indivíduos pode sofrer alterações, o que pode impactar a habilidade de dirigir. A renovação mais frequente para motoristas com mais idade garante que eles estejam aptos a conduzir um veículo de forma segura.

Por que essas mudanças? 

A principal justificativa está na necessidade de acompanhar as constantes evoluções do trânsito e garantir a segurança de todos os usuários das vias. Com o avançar da idade, é natural que a capacidade de reação e a visão dos motoristas sofram algumas alterações, exigindo uma avaliação médica mais frequente.

Como renovar a CNH?

Para renovar a CNH, o motorista deve seguir os seguintes passos:

  • Agendar a renovação: entre em contato com o Detran do seu estado para agendar a renovação da CNH;
  • Realizar os exames: é necessário realizar os exames médico e psicotécnico para comprovar a sua aptidão para dirigir;
  • Pagar a taxa: o valor da taxa de renovação pode variar de acordo com o estado e a categoria da habilitação;
  • Retirar a nova CNH: após a aprovação nos exames, você poderá retirar a sua nova CNH no Detran ou em um posto de atendimento credenciado.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.