INSS libera calendário de pagamentos de setembro com mudança no valor das aposentadorias

Mensalmente mais de 40 milhões de pessoas recebem benefícios do INSS com valores a partir de R$ 1.412. As datas de pagamento são definidas pelo próprio Instituto Nacional do Seguro Social. Que inclusive define dois cronogramas.

INSS libera calendário de pagamentos de setembro com mudança no valor
das aposentadorias
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Os pagamentos do INSS são mensais e hoje beneficiam mais de 40 milhões de pessoas em todo o país. São depósitos referentes a aposentadorias, pensões, auxílios e benefícios assistenciais.

No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França traz informações sobre o pagamento deste mês, confira:

Como é definido o calendário do INSS?

O calendário considera alguns aspectos, entre eles o tipo do benefício e o valor recebido. O calendário anual é sempre divulgado no ano anterior, com isso os beneficiários podem se programar melhor.

Inclusive, o INSS disponibiliza um calendário para quem recebe até um salário mínimo, que são os primeiros depósitos, e outro para quem recebe acima desse piso salarial.

Como consultar o benefício do INSS?

Antes de consultar é necessário descobrir o Número do Benefício (NB), que tem o padrão de 10 dígitos: 999.999.999-9. Para conferir a data é só olhar o número em negrito, ou seja, aquele antes do traço.

Algumas informações importantes:

Tem mais de 60 anos? Então confira os benefícios liberados para você pelo INSS na matéria da especialista do FDR, Laura Alvarenga.

INSS libera calendário de pagamentos de setembro com mudança no valor
das aposentadorias
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Calendário do INSS para os próximos meses

Para quem recebe o piso nacional

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Para quem recebe acima do salário mínimo

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Para consultar saldo e acessar suas informações, acesse o portal Meu INSS.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile