Uma nova oportunidade de transformar vidas está à disposição dos beneficiários do Bolsa Família. O Governo Federal lançou um programa de microcrédito que permite que famílias de baixa renda solicitem empréstimos de até R$ 21 mil para investir em seus próprios negócios. A iniciativa tem o objetivo de impulsionar a geração de renda e promover a autonomia financeira dessas famílias.
Para ter acesso ao crédito, é necessário ser beneficiário do Bolsa Família e ter o CadÚnico atualizado. A ideia é oferecer essa oportunidade para quem já faz parte do programa e deseja dar um passo além, investindo em um pequeno negócio ou em uma atividade geradora de renda.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Bolsa Família, confira.
Como funciona o empréstimo?
O valor do empréstimo varia de acordo com a análise de crédito realizada pela Caixa Econômica, que avalia a capacidade de pagamento de cada família. Além dos valores mais altos para quem deseja investir em um empreendimento, também há opções de crédito menores para quem busca recursos para outras finalidades, como a compra de equipamentos ou a realização de cursos profissionalizantes.
As taxas de juros são bastante atrativas, graças ao subsídio do governo, tornando o crédito mais acessível para as famílias de baixa renda.
Além disso, o programa dá prioridade para as mulheres, que muitas vezes são as responsáveis pela renda da família e ainda há um foco especial em microempreendedores familiares que desejam iniciar ou expandir seus negócios.
Como solicitar o empréstimo?
Existem duas formas de solicitar o crédito:
- Nas agências da Caixa Econômica, levando os documentos pessoais e o NIS (Número de Identificação Social);
- Pelo aplicativo Caixa Tem, preenchendo um formulário com os dados solicitados.
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!