Receita Federal libera restituição do IRPF para 511 mil contribuintes em setembro

O último lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) será pago na próxima segunda-feira (30). De acordo com a Receita Federal, serão pelo menos 511.025 milhões de contribuintes beneficiados, a um custo de R$ 1,03 bilhão para os cofres do Fisco. 

restituição do irpf
Receita Federal libera restituição do IRPF para 511 mil contribuintes em setembro
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O valor da restituição do IRPF é calculado com base no percentual de impostos que o contribuinte pagou ao longo de 2023, e das suas deduções no mesmo ano. Ao enviar a declaração o próprio sistema da Receita Federal dá uma expectativa de valor.

O dinheiro caí na conta corrente que foi cadastrada, ou na chave PIX de número do CPF. Os depósitos começam na manhã da próxima segunda-feira, 30 de setembro, e finalizam o calendário de restituições do imposto para o ano de 2024. 

Quem vai receber o 5º lote de restituição do IRPF?

Esta é a última oportunidade de receber a restituição do IRPF dentro do calendário regular. Quem não for incluso neste lote deve consultar a malha fina da Receita Federal, porque provavelmente há problemas na sua declaração. 

A restituição só pode ser paga se todas as informações enviadas pela declaração estiverem corretas. Algumas vezes um simples erro, por exemplo, dígito errado ou campo não preenchido, fazem com que a restituição fique retida. 

Segundo a Receita Federal, o total de 511 mil contribuintes beneficiados neste lote contempla:

 O lote também inclui restituições residuais de exercícios anteriores.

Como consultar o pagamento da restituição do IRPF

Já é possível saber se o pagamento da restituição do IRPF vai cair este mês na sua conta. 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile